Câmara leva audiências públicas a capitais a partir de sexta-feira

26/04/2011 - 13h58

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Câmara fará uma audiência pública no Rio de Janeiro na sexta-feira (29). Entre os temas discutidos estão o combate ao crack, segurança pública, homofobia e Copa do Mundo. A reunião faz parte do projeto “A Câmara quer te ouvir!”, lançado hoje (26) e que pretende levar, nos próximos dois anos, debates de interesse do cidadão para as capitais.

“A Câmara quer estar mais próxima do cidadão, ouvindo as demandas, as reivindicações em relação ao trabalho feito pelo parlamento. Estaremos articulados com governos estaduais e federal”, disse o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). “O projeto servirá de instrumento para orientar audiências públicas e debates na Câmara”, completou.

O ouvidor-geral da Casa, deputado Miguel Corrêa (PT-MG), explicou que o deputado que participará das audiências nos estados não será um expositor, mas um condutor dos trabalhos. “Ele vai sistematizar a contribuição do cidadão no debate”, disse.

Outras propostas para aproximar o cidadão do parlamento estão em análise na Câmara. Entre elas, uma alteração na regra de apresentação de projetos de iniciativa popular. A ideia é fazer com que o cidadão possa assinar o pedido de criação de projeto por meio eletrônico e não apenas em papel, como prevê a legislação atual.

“O cidadão vai poder acessar a internet e assinar eletronicamente. É o uso das redes sociais para a efetivação de projetos”, explicou Marco Maia.

Edição: Talita Cavalcante