Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O advogado do casal Guerner, Pedro Paulo de Medeiros, já entrou com o pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para pedir a soltura de seus clientes.
O pedido está sob análise do ministro plantonista João Otávio de Noronha e, segundo o advogado, a expectativa é que saia uma decisão ainda hoje (20). Deborah Guerner e seu marido, Jorge Guerner, foram presos hoje e estão no cárcere da Polícia Federal (PF) em Brasília.
Segundo Medeiros, a ordem de prisão apenas informava que o casal estava sendo preso por tentar fugir do país e porque estava atrapalhando as investigações contra supostos delitos cometidos por eles.
“No habeas corpus, afirmamos que eles nunca tiveram intenção de fugir do país e que Deborah não é obrigada a contribuir com a investigação contra ela, podendo usar todos os meios lícitos nesse sentido”.
O advogado afirmou que desconhece a informação de que o Ministério Público pediu a prisão do casal por novos delitos cometidos em São Paulo. Medeiros disse ainda que o casal Guerner já entrou e saiu do país várias vezes durante as investigações relativas à Operação Caixa de Pandora, da PF, e que sempre avisou à Justiça quando isso ocorria, mesmo sem ter necessidade.
“Eles não tinham obrigação de avisar, mas faziam isso para mostrar a boa-fé. A única coisa que eles precisavam noticiar à Justiça é uma possível mudança de endereço”.
Edição: Lana Cristina