Varejo volta a registrar queda nas vendas, após nove altas consecutivas

12/04/2011 - 11h25

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As vendas do comércio varejista nacional caíram 0,4% em fevereiro, na comparação com o mês anterior, interrompendo uma sequência de nove resultados positivos consecutivos. Já a receita nominal do setor apresentou estabilidade na mesma comparação. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com fevereiro de 2010, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 8,2%. A mesma taxa foi registrada no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano. Ainda em relação a fevereiro do ano passado, a pesquisa do IBGE mostra que as dez atividades investigadas apresentaram resultado positivo. O destaque, no entanto, ficou por conta do setor de móveis e eletrodomésticos, com alta de 20,5%.

“Esse resultado reflete as condições favoráveis de crédito, a manutenção do crescimento do emprego e do rendimento e a estabilidade de preços, principalmente no que tange aos eletrodomésticos”, diz o comunicado do instituto.

Edição: Juliana Andrade