Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A cidade do Rio de Janeiro já registrou 6.189 casos de dengue neste mês, segundo dados divulgados hoje (31) pela Secretaria Municipal de Saúde. A estatística municipal mostra que os casos da doença vêm aumentando mês a mês neste ano.
Em janeiro, 1.490 pessoas foram contaminadas pelo vírus da dengue. No mês seguinte, foram 5.289 casos. Já em março, o número subiu 17% em relação ao mês de fevereiro, chegando aos 6.189 registros.
Os bairros mais afetados no mês de março são os de Pedra e Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio, com taxas de incidência de 873,4 casos por 100 mil habitantes e de 908,5, respectivamente. A capital fluminense é também a cidade com maior número de mortes no estado: sete das 23 registradas até ontem (30).
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, dez municípios enfrentam uma epidemia da doença. Bom Jesus de Itabapoana, no norte fluminense, é o município que enfrenta a situação mais crítica, com uma taxa de incidência de 3.343,3 casos por 100 mil habitantes neste ano.
Outras cidades que também enfrentam epidemia de dengue são: Santo Antonio de Pádua, Cantagalo, Mangaratiba, Cordeiro, Guapimirim, Seropédica, Magé, Silva Jardim e Cabo Frio.
Apesar disso, os municípios de Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Cantagalo, Mangaratiba, Seropédica e Magé apresentam tendência de queda nos números de casos nas últimas duas semanas. Desde o início do ano, foram notificados 31.412 casos suspeitos da doença em todo o estado.
Edição: Lílian Beraldo