Fevereiro sem carnaval tem melhor atividade industrial desde 2002 em São Paulo

29/03/2011 - 17h00

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O fato de o carnaval deste ano ter ocorrido em março e não em fevereiro impulsionou a atividade da indústria paulista. No mês, o Indicador do Nível de Atividade (INA), medido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), teve crescimento de 4,2% ante janeiro. A alta foi a maior para esse mês já registrada desde o início da série histórica em 2002.

Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, afirmou que o mês sem carnaval fez com que os consumidores mantivessem seus planos de compra, impulsionando as vendas da indústria paulista que cresceram 5,3% no mês, o que puxou a atividade industrial.

“Foi o total de vendas reais o responsável pelo crescimento do INA em fevereiro”, disse Francini, durante a apresentação do indicador. “O crescimento de vendas é em grande parte devido ao fato de não termos o carnaval em fevereiro”.

Francini disse que todos os setores da indústria paulista aumentaram sua atividade em fevereiro. Para ele, a taxa de crescimento foi “vigorosa” e “surpreendente”. Superou até as expectativas das próprias empresas, que reduziram seus estoque aos níveis mais baixos desde maio de 2010.

A queda foi medida pela Pesquisa Sensor, também divulgada pela Fiesp. A situação dos estoques da indústria paulista para março ficou em 56,4 pontos. Na pesquisa, quando o sensor registra mais de 50 pontos, significa que o estoque é menor que o ideal. Já quando está abaixo dos 50 pontos, é que o estoque é maior que o ideal.

Francini ressaltou, porém, que essa queda nos níveis de estoque é pontual. Segundo ele, não pressiona os preços dos manufaturados nem a inflação. Ele disse também que o ritmo de crescimento de fevereiro não deve manter-se nos próximos meses. Em março, por exemplo, o carnaval já deve comprometer a atividade industrial. “Podem esperar uma queda nas vendas reais”, disse Francini.
 

 

Edição: Rivadavia Severo