Obama e família seguem para hotel depois de desembarcar na Base Aérea de Brasília

19/03/2011 - 9h57

Pedro Peduzzi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a primeira-dama, Michelle, e as filhas, Malia, de 12 anos, e Sasha, de 9, estão no Hotel Golden Tulip, às margens do Lago Paranoá – na região central de Brasília – e próximo ao Palácio da Alvorada – residência oficial da presidenta Dilma Rousseff. A família chegou ao hotel logo depois de aterrissar na Base Aérea de Brasília.

A Agência Brasil acompanha a movimentação de seguranças norte-americanos e brasileiros no hotel, onde a diária da suíte presidencial custa R$ 20 mil. Um grupo de pouco mais de 20 pessoas está no interior do prédio na esperança de ver de perto Obama, Michelle, Malia e Sasha. A previsão é que o presidente deixe o local por volta das 9h20 e siga para o Palácio do Planalto, onde participa de uma série de atividades.

Para entrar no hotel, Obama e a família usaram o acesso lateral na garagem do prédio. Centenas de agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos ocupam locais estratégicos do edifício. Há policiais do lado de fora do hotel. Segundo os seguranças, o serviço norte-americano “busca a perfeição”.

No total, mais de 3,5 mil agentes estarão de prontidão durante todo o dia em Brasília. Homens das Forças Armadas, policiais federais e militares participam das operações. O espaço aéreo brasileiro está fechado e só há permissão para voos comerciais em horários específicos. Obama segue para o Rio de Janeiro por volta das 18h.


*Colaborou Renata Giraldi

Edição: Juliana Andrade // Em vista de nova informação divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos, foi feita uma correção na idade das filhas do casal Obama. As idades corretas de Malia e Sasha são, respectivamente, 12 e 9 anos