Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), considera a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil uma oportunidade para estreitar os laços entre os dois países.
“As relações com os Estados Unidos são importantíssimas. E o Brasil deve sempre se relacionar com eles de forma transparente e soberana. A visita consolida o diálogo transparente entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama”, disse.
Obama chega ao Brasil amanhã (19) para um encontro com a presidenta Dilma Rousseff. Diversos acordos deverão ser firmados entre os dois países, entre eles o Tratado de Cooperação Econômica (Teca), que prevê um mecanismo bilateral, em nível ministerial, para discutir e solucionar entraves ao comércio e aos investimentos nos Estados Unidos e no Brasil.
Depois de visitar Brasília, Obama segue para o Rio de Janeiro. No domingo (20), ele fará um discurso em um local fechado. Inicialmente, o pronunciamento seria feito na Cinelândia, na região central da capital fluminense. Obama deverá visitar o Cristo Redentor junto com a mulher, Michelle, e as filhas Malia, de 12 anos, e Sasha, de 9. A família também pretende ir à Cidade de Deus, na zona oeste.
Edição: Juliana Andrade // Em vista de nova informação divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos, foi feita uma correção na idade das filhas do casal Obama. As idades corretas de Malia e Sasha são, respectivamente, 12 e 9 anos
Visita de Obama é oportunidade para países ampliarem relações, afirmam cientistas políticos
Esquema de segurança para a visita de Obama ao Rio vai mobilizar mais de 800 homens
Espaço aéreo de Brasília e do Rio terá acesso restrito durante visita de Obama
Exportadores esperam que visita de Obama ajude a equilibrar comércio entre Brasil e EUA