Pela primeira vez, duas mulheres receberão um presidente estrangeiro na sua chegada ao Brasil

17/03/2011 - 7h20

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao desembarcar em Brasília no próximo dia 19, por volta das 8h, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, será recepcionado por duas embaixadoras brasileiras. Para dar boas vindas à família Obama, foram escaladas Vera Lúcia Barrouin Crivano Machado, subsecretária-geral de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores, e Maria de Lujam Vinkler, chefe do Cerimonial.

O porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes, disse que é a primeira vez que duas embaixadoras exercem a tarefa de recepcionar um presidente da República que visita o Brasil. “É uma demonstração de que as mulheres ocupam cada vez mais espaço na diplomacia e em cargos-chave do governo brasileiro”.

O cronograma da visita de Obama ainda está sendo fechado pelos assessores brasileiros e norte-americanos. Mas, na agenda preliminar, ele chega a Brasília por volta das 8h, deve seguir para o Hotel Golden Tulip e só depois vai para o Palácio do Planalto, onde as atividades começam às 10h..

Depois da cerimônia de subir a rampa do Planalto, Obama será levado pela presidenta Dilma Rousseff para ver a exposição Mulheres Artistas e Brasileiras - Produção do Século 20, que está sendo montada no Palácio do Planalto e estará aberta à visitação pública a partir do dia 23. A exposição reunirá cerca de 80 obras, entre telas e esculturas, de 49 artistas brasileiras.

Uma das obras da exposição é o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral. A tela é o símbolo da pintura modernista brasileira que estava exposta no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (Malba) e foi cedida para a exposição pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.

Edição: Graça Adjuto