Hillary Clinton irá ao Egito e à Tunísia na próxima semana

10/03/2011 - 14h38

Da Agência Lusa

Brasília - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, irá na próxima semana ao Egito e à Tunísia. A visita ocorre no período em que os dois países vivem um momento de transição com governos provisórios, depois que os dois presidentes deixaram o poder em meio à pressão popular e cobranças por mudanças.

O ex-presidente da Tunísia Zine Ben Ali deixou o governo em 14 de janeiro. Em seguida foi a vez de o então presidente egípcio, Hosni Mubarak, renunciar. Mubarak deixou o poder em 11 de fevereiro.

“Na próxima semana irei ao Cairo [capital do Egito] e a Túnis [capital da Tunísia] para conversar diretamente com os egípcios e os tunisianos”, afirmou a secretária, que esteve hoje no Congresso dos Estados Unidos.

Ontem (9) Hillary afirmou que os Estados Unidos apoiam a imposição de uma área de exclusão aérea na Líbia desde que o Conselho de Segurança das Nações Unidas avalize a decisão. O assunto foi tema hoje de uma reunião do Parlamento Europeu, que aprovou resolução, exigindo a imposição da área de exclusão.