No subúrbio do Rio, desfile reúne hoje escolas de samba da quarta divisão do carnaval

06/03/2011 - 14h12

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Longe do luxo e dos holofotes do carnaval do Sambódromo carioca, também desfilam hoje (6) 16 escolas de samba do Grupo de Acesso C, a quarta divisão do samba. As agremiações desfilam a partir das 19h, na Avenida Intendente Magalhães, no bairro de Campinho, subúrbio do Rio.

As escolas de samba têm 45 minutos para mostrar seu enredo, seu samba, sua bateria, suas fantasias e alegorias, a fim de que possam subir para a terceira divisão, o Grupo de Acesso B, que desfila no Sambódromo, na terça-feira (8) de carnaval.

Entre as escolas que hoje desfilam no Grupo C, estão algumas que já participaram do Grupo Especial, a primeira divisão, como a Unidos do Jacarezinho, que abre o desfile de hoje na Intendente Magalhães. Além dela, estão a Vizinha Faladeira, que já foi campeã do Grupo Especial em 1937 e ficou parada por 48 anos, desde 1940, a Unidos do Cabuçu e a Unidos da Ponte.

Ainda pelo Grupo C, desfilam a Acadêmicos do Engenho da Rainha, a Boi da Ilha do Governador, a Rosa de Ouro, a Unidos de Villa Rica, a Arrastão de Cascadura, a Unidos de Vila Santa Tereza, a Unidos de Vila Kennedy, a Em Cima da Hora, a Flor da Mina do Andaraí, a Acadêmicos da Abolição, a Corações Unidos do Amarelinho e a Favo de Acari.

As três escolas mais bem colocadas sobem para o Grupo B em 2012. Já as três últimas caem para o Grupo D, a quinta divisão, que desfila às segundas-feiras na Intendente Magalhães. Na passarela do samba de Campinho, também desfilam as escolas do Grupo E, a última divisão, às terças-feiras.

Edição: Lana Cristina