No Bahrein, manifestantes cercam gabinete e pedem renúncia do primeiro-ministro

06/03/2011 - 14h12

Agência Lusa

Brasília - Partidários da oposição xiita no Bahrein promoveram hoje (6) mais um dia de protesto. Desta vez, os manifestantes se concentraram em frente ao edifício onde funciona o gabinete do primeiro-ministro no Bahrein, xeque Khalifa bin Salman Al Khalifa, tio do rei do país Hamad bin Issa Al Khalifa – que há 40 anos ocupa a função. Os manifestantes querem que ele renuncie ao cargo.

A manifestação ocorreu no momento em que o primeiro-ministro comandava uma reunião semanal de ministros. No protesto, os manifestantes cercaram a entrada do escritório e gritavam slogans pedindo a realização de eleições.

Os grupos xiitas da oposição do Bahrein querem uma monarquia constitucional, enquanto alguns manifestantes acampados na capital do Pearl Square defendem que a monarquia sunita seja completamente afastada do poder.

A maioria xiita do Bahrein se queixa de discriminação e perseguição política e agora está exigindo o fim daquele poder, que acusam ser o responsável pela corrupção e repressão moral no país.