Desfile de blocos de rua no Rio começa a animar foliões desde a manhã no segundo dia de carnaval

06/03/2011 - 11h31

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O segundo dia de carnaval na cidade do Rio de Janeiro terá mais blocos de rua do que o sábado (5). Hoje (6), estão previstos 91 desfiles. O primeiro bloco do dia, o Bangalafumenga, reuniu foliões em concentração, às 9h, no Jardim Botânico, zona sul.

O Cordão do Boitatá, no centro da cidade, é uma das principais atrações do dia e deve arrastar milhares de foliões, para a Praça 15. O bloco, que este ano homenageia o compositor Nelson Cavaquinho, contará com a participação de diversos artistas.

A partir do meio-dia, no palco do Cordão do Boitatá, vão se apresentar Teresa Cristina, a banda Songoro Cosongo, Mariana Baltar, Nilze de Carvalho, entre outros artistas.

À tarde, em Ipanema, desfila o Bloco Que Merda É Essa?. O bloco traz uma charge de Monteiro Lobato, autor de O Presidente Negro, abraçado a uma mulher negra para comemorar o carnaval. A charge foi alvo de protestos durante o último ensaio.

Um dos mais tradicionais blocos da cidade também faz seu desfile em Ipanema. O Simpatia É Quase Amor vai arrastar foliões a partir das 15h. O bloco, que brinca com as cores amarelo e lilás, tiradas de um remédio para ressaca, reuniu cerca de 70 mil pessoas no ensaio.

Na zona norte do Rio, o destaque é o Bloco Soul Carioca, que sai em Madureira, às 17h. No centro da cidade, na Avenida Rio Branco, blocos de embalo fazem apresentações até às 20h.

Nos quatro dias de carnaval, são esperados 343 desfiles de blocos, sendo 101 na terça-feira (8). Alguns blocos desfilam mais de um dia.

Edição: Lana Cristina