Senado vai convidar Patriota para debater crise em países do Norte da África e do Oriente Médio

03/03/2011 - 13h11

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou hoje (3) requerimento de convite ao ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, para falar sobre a crise política que atinge países do Norte da África e do Oriente Médio. O chanceler está na China e de lá segue para a Índia e Sri Lanka. A previsão é que ele retorne ao Brasil apenas na próxima semana.

De autoria do presidente da comissão, Fernando Collor (PTB-AL), o requerimento propõe também um ciclo de debates para avaliar o momento político desses países – todos muçulmanos –, bem como as repercussões políticas e econômicas ao Brasil.

Na Tunísia, as manifestações levaram à saída do então presidente Ben Ali. No Egito, Hosni Mubarak abriu mão do poder depois de mais de quatro décadas no comando do governo.

A crise se acentua agora na Líbia onde, desde o dia 15, há manifestações apelando pela renúncia do líder Muammar Khadafi. A comunidade internacional pressiona para que ele deixe o poder impondo sanções e congelamento de bens.

Edição: Talita Cavalcante