Comissão de Relação Exteriores aprova nomes de diplomatas para a Bélgica e África do Sul

03/03/2011 - 13h47

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou hoje (3) os nomes dos diplomatas André Mattoso Maia Amado e Pedro Luiz Carneiro de Mendonça para exercerem os cargos de embaixadores na Bélgica e no Grão-Ducado de Luxemburgo e na África do Sul, na República de Maurício e no Reino do Lesoto, respectivamente.

Durante sabatina na comissão, Amado afirmou que voltará sua atuação na Bélgica para ampliar a relação comercial entre os dois países, sobretudo elevando o valor agregado dos produtos brasileiros.

De acordo com o futuro embaixador do Brasil em Bruxelas, atualmente as trocas comerciais dos dois países se dá na exportação brasileiras de produtos primários e na importação de manufaturados.

Já Mendonça ressaltou a ampliação das relações do Brasil com a África do Sul e o grande potencial de crescimento dos dois países. Como exemplo, Mendonça citou várias áreas, como a da saúde, de agricultura e de produção de biodiesel, que o Brasil pode atuar com projetos em território sul-africano.

Edição: Talita Cavalcante