Cidade estratégica da Líbia sofre mais um ataque aéreo

03/03/2011 - 12h33

Da Agência Lusa

Brasília - A Força Aérea da Líbia atacou hoje (3), mais uma vez, a cidade de Brega – uma das principais regiões de produção de petróleo no país. Mas a oposição informou que ainda controla a cidade, assim como Benghazi, que se transformou em uma espécie de capital dos oposicionistas ao governo de Muammar Khadafi.

Porém, não há dados sobre vítimas em decorrência do ataque. "Aviões de guerra lançaram uma bomba no setor situado entre a companhia petrolífera e a zona residencial", disse Fattah Al Moghrabi, um dos responsáveis pelo principal hospital de Brega.

Horas antes, as forças que se opõem ao governo deixaram Ajdabiya, a 70 quilômetros da capital, Trípoli, para ajudarem na resistência em Brega. "As forças de Khadafi preparam um novo ataque hoje", declarou Mahmoud Al Fakhri, um dos líderes opositores.

Segundo a oposição, é fundamental garantir a proteção a Brega porque a cidade serve como local de apoio para Ajdabiya, que é um ponto central para a ligação da Região Ocidental ao Leste e ao Sul do país.

Ontem (2) Brega foi palco de um confronto entre tropas líbias, apoiadas pela aviação e artilharia pesada do governo, e as forças de oposição. A cidade foi bombardeada várias vezes à tarde e à noite. Pelo menos 12 pessoas morreram nos confrontos.