Cerca de 50 mil PMs vão policiar o Rio durante o carnaval

03/03/2011 - 17h09

Vladimir Platonow

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – A Polícia Militar (PM) vai empregar praticamente todo seu efetivo durante os dias de carnaval no estado do Rio. Serão 49.785 policiais nas ruas, com o apoio de 2.950 viaturas. Além de ficarem nos arredores da Marques de Sapucaí – área dos desfiles das grandes escolas -, os PMs vão dar atenção especial aos 445 blocos que devem desfilar nos dias da folia.

 

No Sambódromo, a operação ficará sob responsabilidade do Batalhão de Choque, com 320 policiais militares destacados para todos os dias de desfile. No local serão distribuídas fitas com identificação para os pais colocarem nas crianças.

 

Os policiais também vão se concentrar em locais turísticos que recebem a maior parte dos visitantes, como o entorno da Lapa, Cinelândia, orla e parques da zona sul. Nas praias haverá 200 policiais especialmente destacados para dar segurança aos banhistas.

 

No interior, o foco principal será a Região dos Lagos, principalmente os municípios de Cabo Frio, Búzios, Saquarema e Araruama, para onde se dirige grande parte dos moradores da região metropolitana do Rio.

 

A Polícia Civil também divulgou o esquema de trabalho durante o carnaval. Pela primeira vez um núcleo de atendimento à mulher, coordenado pela Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher, funcionará no Sambódromo nos dias de desfiles.

 

As delegacias da Criança e Adolescente Vítima, de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Atendimento ao Turista e a Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos também terão unidades no Sambódromo.


Edição: João Carlos Rodrigues