Câmara retoma votações de medidas provisórias depois do carnaval

03/03/2011 - 18h14

Iolando Lourenço

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - As votações das medidas provisórias que trancam a pauta da Câmara só serão retomadas na primeira semana depois do carnaval. Isso significa que não estão previstas votações hoje (3) e amanhã (4) e na próxima. De acordo com o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), não há nenhuma anormalidade nisso. “Não conheço nenhum parlamento no mundo que tem uma festa dessa [o carnaval] e que funcione.”

 

Em relação às votações de projetos relacionados à passagem do Dia Internacional da Mulher, o líder governista lembrou que só na sessão de ontem (2) da Câmara foram aprovados dois projetos de interesse das mulheres. Um deles concede às avós o direito de visitar seus netos em caso de separação do casal e o outro proíbe revistas íntimas em mulheres.

 

Ele também informou que o projeto que cria isonomia entre homens e mulheres nas questões trabalhistas de interesse do governo não foi incluído na pauta porque lideranças da base e da oposição afirmaram que a proposta precisa ser melhorada sob os aspectos técnico e constitucional.

 

Vaccarezza negou que esteja havendo pressão do empresariado para que o projeto não seja votado. “Não tem nada a ver com o empresariado. O problema é o próprio projeto, que não está com a elaboração adequada”. O líer disse que estava na reunião do colégio de líderes, mas que não manifestou a posição do governo em relação à votação da matéria.

 

O líder governista também rebateu as críticas da oposição de que está havendo gastança no governo. “A oposição, infelizmente, está em dissonância com o país. Não tem nenhum país do mundo que tenha crescimento sem investimento. E não tem nenhum país que tenha investimento sem gastos. Então não aumentou a gastança no país.”

 

 

Ao falar sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o líder governista afirmou que isso é importante do ponto de vista econômico. “O Brasil ajudou o mundo a se desenvolver. Três países se destacaram no desenvolvimento da economia mundial: China, Índia e Brasil. E são três economias muito diferentes. Acho que tem importância significativa para o mundo este resultado do Brasil, que vem ganhando destaque na política e econômica mundial.”

 

Edição: João Carlos Rodrigues