Daniel Lima*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou há pouco que o sistema de recebimento das declarações voltou a funcionar normalmente. Na manhã de hoje (2), um problema no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em São Paulo impediu os contribuintes de enviar os documentos pela internet.
Diariamente, a Receita Federal interrompe o recebimento das declarações à meia-noite, até as 5h do dia seguinte, para manutenção, mas, na manhã de hoje, problemas de segurança do sistema elétrico do Serpro em São Paulo provocaram a suspensão do envio.
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda começou ontem (1º). O total de documentos enviados chegou a 153.974, um recorde para o primeiro dia. No ano passado, a Receita recebeu 124.620 declarações no primeiro dia de envio.
O problema no Serpro também paralisou os serviços de licenciamento de veículos e emissão de carteiras de motorista no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo. A previsão é que no início da tarde o serviço seja normalizado, segundo a assessoria do Serpro.
*Colaborou Marli Moreira, de São Paulo
Edição: Juliana Andrade // A matéria foi ampliada