Da Agência Lusa
Brasília – O confronto entre mineiros e policiais ontem (1º), no Sudeste do Peru, provocou a morte de um trabalhador e deixou dez feridos. Os mineiros participavam de uma manifestação em protesto contra a operação policial que coíbe a extração ilegal de ouro na Floresta Amazônica. O incidente ocorreu perto de Puerto Maldonado, a 1.000 quilômetros da capital, Lima, na fronteira com o Brasil.
O ministro do Ambiente, Antonio Brack, disse que o Exército e os policiais continuarão na região em alerta. O setor mineiro informal ou semilegal - com concessões, mas sem autorização ambiental - emprega mais de 20 mil pessoas no Sudeste do Peru. É responsável por um quarto do ouro produzido no país, quinto produtor mundial do metal.
Há dez dias, mais de mil policiais e militares das Forças Armadas iniciaram uma operação para destruir equipamentos do setor mineiro informal. Segundo as autoridades, o uso desse material é um dos fatores de contaminação de rios, que destruíram 20 mil hectares da Floresta Amazônica.
Antonio Brack disse que em dez dias foram destruídas 35 dragas fluviais utilizadas por esses mineiros. Ele afirmou ainda que o anúncio de suspensão das operações na área de Puerto Maldonado, onde houve o confronto ontem, foi um “gesto de boa vontade” .