Governo da Tunísia expede ordem internacional de prisão para capturar o ex-presidente Ben Ali

26/01/2011 - 11h57

Da Agência Telam

Brasília - O governo da Tunísia confirmou hoje (26) que foi expedido um mandado internacional de prisão para capturar o ex-presidente Ben Ali. O ex-presidente deixou o poder há 12 dias em decorrência de uma revolta popular.

Os manifestantes reagiram às denúncias de desvio de recursos públicos, corrupção e violência promovidas durante o governo Ali, que se manteve 23 anos no poder. A ordem de prisão se estende à ex-primeira-dama Leila Trabelsi.

Desde então há um governo provisório no país. O ministro da Justiça da Tunísia, Lazhar Karoui Chebbi, disse que Ali e a ex-primeira-dama Leila Trabelsi são acusados de "aquisição ilegal de bens móveis e imóveis e transferências ilegais de divisas para o exterior”.

O ministro disse ainda que seis membros da guarda presidencial são procurados pelas autoridades da Tunísia sob a acusação de incitação à violência após a fuga de Ben Ali. O ex-presidente deixou a Tunísia rumo à Arábia Saudita.

De acordo com o Departamento de Justiça da Tunísia, desde a revolta contra Ali, houve uma fuga em massa de prisioneiros no país. Segundo as autoridades, cerca de 11 mil prisioneiros escaparam das celas e 2.460 foram libertados.