Goiás quer retomar negociação com governo federal para recuperação de companhia energética

24/01/2011 - 19h27

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governador de Goiás, Marconi Perillo, vai apresentar ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, nos próximos dias, proposta de recuperação da Companhia Energética de Goiás (Celg) para retomar as tratativas do empréstimo que estava sendo negociado entre o governo do estado e o governo federal. Perillo e Lobão estiveram reunidos hoje (24), em Brasília.

O empréstimo de R$ 3,728 bilhões do governo federal para o estado de Goiás havia sido anunciado em outubro do ano passado, mas, em novembro, o governo estadual pediu para suspender o processo. “Nós pedimos para suspender o repasse, pois temíamos que os recursos fossem desviados de sua finalidade legal, que era pagar encargos intrassetoriais, para pagamentos de empreiteiras”, explicou Perillo.

Na ocasião do acordo firmado entre os governos estadual e federal, ficou acertado que a Eletrobras ficaria com 6% das ações da Celg, como garantia do empréstimo. Segundo Perillo, a proposta que será apresentada ao governo federal não deverá ser muito diferente do acordo que estava sendo negociado anteriormente.

Antes de entrar na reunião, o presidente da Eletrobras, José Antônio Muniz, disse que os termos do acordo deveriam ser rediscutidos. “O acordo anterior não existe mais, agora tem que ser um novo acordo”, ressaltou.

Edição: Lana Cristina