Ponte entre Nova Friburgo e Bom Jardim deve começar a ser montada no sábado

19/01/2011 - 17h43

 

Nielmar de Oliveira

Repórter da Agência Brasil

 

Teresópolis (RJ) - O Exército deve começar no sábado (22) a montagem de uma ponte móvel ligando os municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim, na região serrana do Rio de Janeiro, atingida por fortes chuvas e avalanches de terra na semana passada.

 

De acordo com o relações públicas do Exército, major Rovian Alexandre Janjar, a ponte Compact 200, de origem inglesa, deixou o Batalhão de Engenharia de Combate, no Rio Grande do Sul, no início da manhã da última segunda-feira (17) e deverá chegar na divisa dos dois municípios entre sexta-feira (21) e sábado (22).

 

O início dos trabalhos de montagem dependerá, das condições climáticas, uma vez que a ponte pesa cerca de 300 toneladas. Segundo o oficial, hoje o solo está em condições razoáveis, mas se voltar a chover tende a se deteriorar.

 

“Para que a ponte possa ser montada dependemos das condições do solo em Bom Jardim e Friburgo. Ela pesa 300 toneladas, tem 60 metros de comprimento e capacidade para suportar até 60 toneladas de carga, sendo apropriada para o tráfego intenso”, disse o oficial.

 

De acordo com o major, o Exército poderá montar até cinco pontes na região, uma vez que elas são modulares e o tamanho de cada uma dependerá das exigências das localidades.

 

Além desses 100 metros que estão vindo da Região Sul, o Exército dispõe de mais 60 metros de ponte em Teresópolis e mais 42 metros no Batalhão Escola de Engenharia, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio.

 

“São 202 metros de ponte que podemos usar na construção de quatro pontes de cerca de 50 metros, ou cinco ou seis um pouco menores. Vai depender das necessidades”, disse o major.

 

O Exército Brasileiro, por meio do 1º Batalhão Escola de Engenharia (BEsE), já vem realizando trabalhos de desobstrução da estrada que liga o centro de Teresópolis até a região de Sebastiana. A desobstrução da estrada permitirá o transporte e montagem de uma ponte de painéis do tipo Bailey, com capacidade de 80 (oitenta) toneladas sobre o Rio dos Frades, facilitando o acesso de equipes de resgate à região e de outros meios de apoio e serviços. O trabalho deverá estar concluído nas próximas 48 horas.

 

No km 72 da BR 116, um pelotão de Engenharia está apoiando a população local na retirada de entulhos e escombros, usando máquinas e caminhões.

 

Edição: João Carlos Rodrigues