Projeto propõe criação de programa de diagnóstico de riscos ambientais no estado do Rio

18/01/2011 - 19h19

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Tramita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) projeto de lei obrigando o governo estadual a instituir o Programa de Diagnóstico dos Riscos Geotécnicos e Ambientais, que teria o objetivo de mapear as áreas de risco para, assim, adotar um sistema de controle e buscar evitar mortes causadas por desabamentos e enchentes em áreas habitadas.

Ainda não há previsão de quando o projeto será levado a plenário, mas o autor do projeto, deputado André Lazaroni (PMDB), disse que foi feito pedido de urgência. “A prevenção e o mapeamento são duas medidas importantes. Sem isso, não há como evitar que novos temporais, deslizamentos e que enchentes façam tantas vítimas”, disse.

O projeto inclui como áreas a serem monitoradas todas as encostas com declives acima de 30 graus, que tenham cobertura vegetal ou não, além de córregos e rios que tenham passado pelo processo de assoreamento.

“Isso vai discriminar o mapeamento estadual de todas as áreas onde haja possibilidade de deslizamentos. Somente identificando os pontos de maior risco é que o governo estadual e as prefeituras terão condições ideais para providenciar obras de contenção ou até remover os moradores, de forma a evitar novas tragédias”, explicou o autor do projeto.

Edição: Lana Cristina