Espanha anuncia desmantelamento do maior laboratório de cocaína da Europa

18/01/2011 - 11h18

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Polícia Nacional da Espanha anunciou hoje (18) o desmantelamento do maior e mais sofisticado laboratório de cocaína em funcionamento na Europa. No local havia mais de 300 quilos de cocaína, prontos para distribuição, 33 mil toneladas de produtos químicos, 2 milhões de euros, além de armas, carros e 470 telefones celulares. Para os policiais, o laboratório foi responsável pelo movimento de cerca de 50 milhões de euros.

As informações são do Ministério do Interior da Espanha, ao qual a Polícia Nacional é subordinada.

De acordo com a polícia, o desmonte foi possível depois de quase dois anos de investigações. O laboratório funcionava em uma área agrícola de Villanueva de Perales, próxima a Madri – a capital espanhola. Na operação foram presas 25 pessoas. Segundo os policiais, todos os detidos são ligados ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro.

As investigações começaram em 2009 a partir de dois irmãos que faziam a ponte entre traficantes colombianos e espanhóis, segundo a Polícia Nacional. Os dois irmãos, advogados e funcionários do grupo foram presos. A investigação patrimonial ainda está aberta.

Os policiais disseram ter ficado surpresos com o profissionalismo do grupo, pois em meio às investigações foram identificados livros-caixa nos quais havia detalhes sobre o encaminhamento dos negócios ligados ao laboratório e à venda de drogas. Os acusados também demonstraram cuidado especial ao adotar um moderno sistema de segurança para o laboratório.

Edição: Graça Adjuto