Caixa começa a receber amanhã pedidos de liberação do FGTS na região serrana do Rio

18/01/2011 - 16h42

Alana Gandra*

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - A Caixa Econômica Federal começa amanhã (19) o atendimento aos trabalhadores da região serrana do Rio de Janeiro – devastada por fortes chuvas e deslizamentos de terra na semana passada -, visando à liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A estimativa do banco estatal é liberar R$ 180 milhões para cerca de 90 mil contas do FGTS.

 

Serão atendidos os moradores das três cidades mais afetadas pelas chuvas: Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, disse hoje (18) o superintendente nacional da Caixa, Elício Lima. As pessoas têm 90 dias para sacar o FGTS. O recursos é liberado cinco dias depois a de pessoa apresentar o pedido à Caixa.

 

“O trabalhador vai sacar o valor disponível até o limite de R$ 5,4 mil”, afirmou Elício Lima. Segundo ele, já há procura pelo saque do FGTS. Desde a última quinta-feira (13), acrescentou, a Caixa começou a adotar as medidas para estruturar o atendimento, a fim liberar os pagamentos.

 

O último procedimento exigido era a entrega à Caixa de um documento delimitando as áreas atingidas, o que foi feito hoje (18), segundo Lima. “Com isso, a partir de amanhã, a gente já inicia as ações de atendimento aos trabalhadores.”

 

O superintendente confirmou que o pagamento do Bolsa Família, feito pela Caixa, também começará a partir de amanhã para beneficiários, de forma automática, sem necessidade de qualquer procedimento por parte da instituição.

 

Hoje (18), a Caixa deslocou para Nova Friburgo uma agência móvel que funcionará ao lado da agência Conselheiro Paulino, que foi inundada pelas chuvas. A Caixa conseguiu permissão da prefeitura para instalação da unidade móvel na praça municipal e amanhã começa a operacionalização.

 

Na agência móvel, esclareceu Lima, as pessoas poderão fazer todas as operações normais, como saques e depósitos. Deverão ser instaladas agências móveis nos demais municípios afetados pelas chuvas.

 

Para poder atender toda a população, a Caixa estabeleceu que o horário de funcionamento da unidade será diferenciado. “Estamos estendendo o horário de atendimento e abrindo mais cedo nessas localidades”. O horário passa a ser de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 9h às 13h aos sábados.

 

De acordo com Lima, a Caixa também está preparada para o pagamento do aluguel social para as vítimas das chuvas na região serrana do Rio. O pagamento será feito por meio do Cartão do Cidadão para as pessoas que são beneficiárias do Bolsa Família. Para as demais pessoas, ele será feito por intermédio de crédito em conta. “Abriremos uma conta específica para isso. Esse procedimento se dará a partir da entrega, por parte do governo do estado, do cadastro de beneficiários do aluguel social”.

 

Além disso, a Caixa vai isentar da cobrança de encargos moratórios e de execução as dívidas habitacionais e comerciais vencidas das vítimas da enxurrada.“Vamos suspender, pelo prazo de 90 dias, as execuções e cobranças de encargos e multas dessas dívidas”. Outra medida é a liberação de linhas de crédito em condições diferenciadas, tanto para pessoa física quanto jurídica, para a população da região serrana do Rio.

 

* Colaborou Alex Rodrigues

 

Edição: João Carlos Rodrigues