Nível do Paraíba do Sul sobe e deixa Campos em estado de alerta máximo

17/01/2011 - 15h13

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O nível do Rio Paraíba do Sul continua subindo lentamente em Campos dos Goytacazes, na região norte do estado do Rio. Na medição feita na manhã de hoje (17) pela Defesa Civil do município, o rio atingiu a cota de 10,15 metros. O aumento do volume de água é consequência das fortes chuvas que caem no Vale do Paraíba (RJ e SP), na Zona da Mata mineira e na região serrana fluminense. Alguns rios que cortam as serras fluminenses, como o Piabanha, que atravessa o município de Petrópolis, desembocam no Paraíba do Sul.

O secretário de Defesa Civil de Campos, Marco Soares, informou que o órgão está em alerta máximo. “As equipes continuam de prontidão para atender à população assim que solicitadas pelo telefone 199 [para emergências]”, disse o secretário, que está acompanhando a evolução das precipitações pluviométricas nas cabeceiras do Paraíba do Sul.

Na manhã desta segunda-feira (17), mais uma família foi retirada da comunidade Ilha do Cunha e levada para o Colégio Municipal 29 de Maio, sobindo para 30 o número de famílias desabrigadas nesse distrito do município de Campos.

Segundo Marco Soares, caso o nível do Paraíba do Sul atinja a cota de 10,40m, haverá alagamentos nas comunidades de Tira Gosto, Coroa e Matadouro. Nesse nível, a água também deve começar a sair por bueiros do centro de Campos. “Já providenciamos centenas de sacos de areia para colocar nos bueiros, caso isso venha a acontecer”, disse Soares.

Edição: Vinicius Doria