Município afetado pelas chuvas há quase uma semana ainda tem localidades isoladas

17/01/2011 - 15h00

Isabela Vieira
Enviada Especial da Agência Brasil

Teresópolis - Os bairros de Campo Grande e Santa Rita, em Teresópolis, na região serrana do estado do Rio, continuam isolados quase uma semana depois das fortes chuvas que deixaram cerca de 600 mortos e milhares de desabrigados em sete cidades fluminenses. O prefeito, Jorge Mario Sedlacek, informou que as localidades isoladas estão sendo atendidas por helicópteros. Ele participou hoje (17) do lançamento do consórcio de reconstrução dos municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

Em Nova Friburgo e Petrópolis todas as áreas atingidas já foram localizadas. Em Petrópolis, a prefeitura contou com ajuda de funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para abrir picadas na mata e chegar aos moradores.

A criação do consórcio intermunicipal, anunciada hoje, já estava prevista, mas a tragédia das chuvas antecipou a integração dos municípios serranos. O consórcio tem como principal objetivo reconstruir as cidades e prevenir novos desastres.

“O consórcio vem no sentido de possibilitar que os municípios possam formular projetos para resolver de vez os problemas que assolam as nossas cidades a cada chuva cai”, reforçou o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi.

O consórcio também deverá facilitar a troca de informações e experiências administrativas, além da cooperação técnica, elaboração de projetos e captação de recursos.

Edição: Vinicius Doria