Técnicos do governo federal visitam Rondônia para avaliar crise do sistema de saúde

13/01/2011 - 16h06

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma equipe formada por técnicos dos ministérios da Defesa, Saúde e da Defesa Civil está em Rondônia para avaliar a situação do sistema estadual de saúde. No último dia 4, o governador do estado, Confúcio Moura, decretou “estado de perigo iminente e de calamidade pública” da rede hospitalar e pediu ajuda do governo federal.

De acordo com o governo de Rondônia, as unidades de emergência estão superlotadas e pacientes são acomodados nos corredores de hospitais à espera de atendimento. Cerca de 300 pessoas aguardam por uma cirurgia ortopédica no Hospital João Paulo, em Porto Velho.

O governador Confúcio Moura pediu ao Ministério da Defesa a instalação de um hospital de campanha para desafogar o atendimento no hospital. A equipe do governo federal deve apresentar até o final da semana um relatório sobre as condições da rede pública de saúde. A partir desse diagnóstico, os ministérios definirão o apoio ao estado.

O atendimento hospitalar está comprometido também no interior do estado, como nas cidades de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, conforme informações do governo de Rondônia.

Edição: Lana Cristina