Prefeitura de Planaltina de Goiás decreta estado de emergência por causa de cratera

13/01/2011 - 12h02

Da Agência Brasil

Brasília - A cidade de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, decretou situação de emergência por causa de uma cratera de mais de 50 metros de profundidade, que impede o funcionamento do centro cirúrgico do hospital da cidade. A intensidade das chuvas, nos últimos dias, piorou a situação. De acordo com a prefeitura da cidade, localizada a 80 quilômetros (km) de Brasília, parte da erosão já está a 1,5 metro de algumas casas, que precisaram ser desocupadas.

O prefeito José Olimpo Neto diz que já tomou todas as medidas possíveis, aguardando agora uma solução da Defesa Civil. O local já foi até isolado. “Hoje discutiremos um plano emergencial de socorro às famílias com a defesa civil. A previsão é de chuvas constantes, o que nos preocupa”, declara.

O coronel Lopes, da Defesa Civil do Estado, revela que a pista, que fica próxima à cratera, foi completamente destruída e não há trafego de veículos no local. “Estamos com sinal de alerta também no Rio Araguaia, que, com a intensidade da chuva, está atingindo o limite”, conta.

Uma análise do Corpo de Bombeiros de Planaltina revela que existem 97 famílias em estado de risco no local e aproximadamente 12 em estado de emergência. Desde o início do ano, já foram retiradas mais de dez famílias da região. A erosão começou a se formar no local há aproximadamente 25 anos e tem hoje 1,5 km de extensão.

Edição: Talita Cavalcante