Chuva em município paulista atinge 1.018 famílias

13/01/2011 - 17h32

Marli Moreira

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo - O número de famílias atingidas pela forte chuva da última segunda-feira, em 16 bairros de Atibaia, a 69 quilômetros da cidade de São Paulo, chegou a l.018 na manhã de hoje (13). Do total, 176 ficaram desabrigadas e tiveram que ser levadas a alojamentos públicos.

 

Na área rural, o acesso está prejudicado porque oito pontes caíram ou estão comprometidas. O enxurrada também causou prejuízos nas áreas de plantio de flores e de frutas, como uva e morangos.

 

As perdas causadas pelo temporal foram estimadas em R$ 11 milhões. Segundo a prefeitura, só para as obras de emergência serão necessários R$ 18 milhões . Num só dia choveu 160 milímetros, o esperado para um mês inteiro. No final da manhã de hoje, voltou a chover no município, mas com intensidade moderada.

 

Por causa do mau tempo, alguns moradores de áreas suscetíveis às inundações, na região ribeirinha, voltaram para casa depois de terem saído cedo para trabalhar. Ao celular, a esteticista Luciana de Sá, 39 anos, pedia para a mãe que saísse do local até que a situação melhorasse. Há dois anos, Luciana mora em um imóvel própria no bairro Terceiro Centenário.

 

O aposentado João Correia, 68 anos, lamentou ter abandonado a casa onde vive com a mulher e dois netos. “Fui para cima da casa da minha filha porque a minha começou a alagar.”

 

Edição: João Carlos Rodrigues