Pai de vítima das chuvas em Mauá escapou de desmoronamento há um ano

12/01/2011 - 18h45

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

Mauá (SP) – Juracy Vieira dos Santos, 51 anos, era hoje (12) o parente mais contido no velório de seu filho, Paulo dos Santos, de 16 anos. Enquanto sua mulher e os filhos lamentavam a morte de Paulo, vítima de um desmoronamento em Mauá, Juracy mantinha-se calmo, calado, e procurava consolar um a um. Por pouco, porém, ele não estaria ali.

Há cerca de um ano, o próprio Juracy quase foi vítima de um desmoronamento causado por fortes chuvas no bairro Zaira. Ele dormia sozinho na madrugada do dia 17 de dezembro de 2009, quando ouviu o barulho da terra descendo do morro atrás de sua casa e correu. Escapou sem grandes ferimentos. O filho Paulo, porém, não teve a mesma sorte meses depois.

Paulo dormia na casa que Juracy construiu a poucos metro do local de sua antiga morada, destruída pela chuva de 2009, quando a tempestade da madrugada segunda (10) para terça-feira (11) derrubou outra encosta do mesmo morro. Oito pessoas estavam no local na hora do desmoronamento, inclusive Juracy. Sete se salvaram, mas Paulo, não.

Em entrevista à Agência Brasil, Juracy disse que sabia do perigo que ele e a família corriam no Zaira, mas perguntou: “Para onde eu vou? Ninguém quer ficar ali, mas não tenho opção.”

A casa de Juracy foi completamente destruída pela chuva. Ele disse que não tem mais nenhum móvel, eletrodoméstico ou roupas limpas.

Desde segunda-feira, a família se divide para dormir na casa de vizinhos. Juracy dorme no carro: “aquele Fiat velho”, disse, apontando para o Uno vermelho estacionado ao lado do cemitério.

Sobre o futuro, Juracy disse que pretende recomeçar a vida longe do Zaira. Não sabe, entretanto, será terá condições de arrumar uma casa fora dali para a família.

A prefeitura de Mauá informou que famílias desabrigadas podem encaminhar-se para abrigos e receberão auxílio-aluguel. Juracy, entretanto, disse que até agora não recebeu orientação alguma sobre tal ajuda.

Edição: Nádia Franco