Inea analisa substâncias químicas de galões despejados em terreno na Baixada Fluminense

06/01/2011 - 16h21

 

Paulo Virgílio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está analisando amostras das substâncias químicas vazadas de galões despejados na noite da última segunda-feira (3) num terreno baldio da localidade conhecida como Arranca Toco, no município de Queimados, na Baixada Fluminense. O resultado das análises deve ficar pronto amanhã (7), mas o Inea já identificou as empresas responsáveis pelo descarte ilegal – Resitec e Nero 20, ambas de Duque de Caxias, também na Baixada Fluminense. As duas empresas foram autuadas por crime ambiental e deverão ser multadas.

De acordo com a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados, a colaboração da população foi fundamental para que o Inea determinasse, de imediato, procedimentos para a destinação dos 22 galões de produtos químicos lançados no terreno, localizado numa área residencial. Os moradores avisaram a secretaria, que acionou os fiscais do Serviço de Emergências Ambientais do Inea, que foram ao local no dia seguinte (4).

Treze galões, no entanto, já haviam sido recolhidos por moradores, que pretendiam utilizá-los com fins domésticos, mas foram localizados e recuperados pelas equipes da secretaria municipal. “Fizemos uma varredura e vimos que eles tinham retirado os galões por desconhecerem o risco para a saúde da comunidade, mas conseguimos recolher todos os [galões] que haviam sido retirados”, disse Getúlio de Moura, secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados.

Segundo Moura, coube também à secretaria identificar, num dos galões, o nome de uma das empresas responsáveis pelo despejo, a Resitec, que foi acionada para retirar o material do local. Ele informou ainda que até o momento não foi detectado nenhum sinal de contaminação nas pessoas que entraram em contato com a substância acondicionada nos galões.

Embora não tenha notícia de outro caso de despejo ilegal de resíduos tóxicos no município, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente colocou à disposição dos moradores da cidade dois telefones para receber denúncias desse tipo de crime: (21) 2665-7794 e (21) 2663-2238.

 

Edição: Aécio Amado