Petrobras estuda comprar ações da italiana Eni na portuguesa Galp

04/01/2011 - 13h38

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Petrobras confirmou hoje (4) que tem interesse em comprar ações da multinacional petrolífera italiana Eni na empresa portuguesa Galp Energia. Em nota, a estatal brasileira ressalta, porém, que a negociação está em fase de estudos.

“A Petrobras informa que está constantemente analisando oportunidades de investimentos no Brasil e no exterior que estejam em consonância com as estratégias traçadas no seu Plano de Negócios. Neste caso, a Petrobras confirma que está estudando a possibilidade de uma potencial transação com a Eni, mas até momento nenhuma análise foi concluída, assim como não há qualquer documento vinculante entre as partes.”

A assessoria de imprensa da Petrobras esclareceu que a nota divulgada hoje objetiva “acalmar o mercado” em função das notícias que vêm sendo veiculadas na imprensa sobre as negociações entre a estatal e a Eni. O jornal português Diário Econômico chegou a divulgar que a Petrobras ofereceu 3,5 bilhões de euros pela participação de 33% da Eni na Galp. A assessoria da Petrobras enfatizou que a negociação ainda está em estudos e que não falará sobre valores.

A Galp e a Petrobras já são parceiras em projetos de exploração de petróleo no Brasil.

Edição: Juliana Andrade