Lugo descarta férias e avisa que fará mudanças no governo do Paraguai

03/01/2011 - 16h27

 

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que se recupera de um câncer, descartou a possibilidade de sair de férias ao longo de 2011. Lugo sinalizou ainda que pretende fazer mudanças na sua equipe ministerial. Mas não adiantou quais nomes serão substituídos. Bem-humorado, o presidente afirmou apenas que “não tem pressa” de implementar as mudanças.

"Ano-Novo, vida nova", afirmou Lugo, segundo informações da Presidência da República do Paraguai. Em seguida, o presidente afirmou que pretende trabalhar todos os dias do ano para dar continuidade aos programas em curso.

No último dia 1º, ele esteve em Brasília para a cerimônia de posse da presidenta Dilma Rousseff. Lugo e Dilma conversaram por cerca de dez minutos durante a fila de cumprimentos. Semelhante ao que viveu a presidenta, Lugo luta contra um câncer linfático. O presidente paraguaio faz o tratamento com médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e também com profissionais paraguaios.

A confirmação da doença do presidente Lugo ocorreu em agosto de 2010. Logo depois, ele foi alvo de especulações de que deixaria o governo. Mas afastou a hipótese informando que vai ficar no cargo até o fim do mandato, em 2013 – no Paraguai o mandato presidencial é de cinco anos.

 

Edição: Aécio Amado