Discussão sobre reforma política é prioridade do novo ministro de Relações Institucionais

03/01/2011 - 14h07

Priscilla Mazenotti e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio, assumiu hoje (3) o cargo, afirmando que vai trabalhar pela aprovação da reforma política e de medidas tributárias, além de consolidar o diálogo com o Congresso Nacional e com governadores e prefeitos.

“A secretaria vai dialogar com todos. Vamos discutir mecanismos de simplificação e busca de eficiência tributária”, disse. “E a questão da reforma política, a meu ver, é uma necessidade. A sociedade precisa entender que essa é uma pauta dela, fundamental para a democracia
brasileira. O nosso papel é também o de provocar um pouco esse debate”, disse.

Para garantir o cumprimento das metas, o ministro afirmou que pretende fazer reuniões sistemáticas com o Conselho Político e conversar com os presidentes da Câmara e do Senado.

Na cerimônia de transmissão de cargo, Luiz Sérgio afirmou ainda que irá dialogar também com o PMDB sobre distribuição de cargos no governo. “A palavra chave é diálogo, diálogo, diálogo. O PMDB é parte importante do governo de coalizão e as questões se resolvem com o diálogo”, comentou.

Quanto a cortes no Orçamento, o ministro disse que ainda é precipitado falar sobre o assunto. “Quando se aprova o Orçamento, aprova-se uma meta e, evidentemente, uma meta que nós vamos lutar para atingir.”

Luiz Sérgio assume o lugar de Alexandre Padilha, que deixou o cargo para comandar o Ministério da Saúde. Ele é presidente do PT no estado do Rio de Janeiro e foi um dos fundadores do partido na década de 80.

Veja os ministros do novo governo:

Edição: Juliana Andrade