Comércio registra 16% de crescimento nas vendas na primeira quinzena de dezembro

16/12/2010 - 17h11

Daniel Mello

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo - As vendas à vista no varejo paulista cresceram 16,2% na primeira quinzena de dezembro em comparação com o mesmo período de 2009. É o que aponta pesquisa divulgada hoje (16) pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base no número de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

 

As vendas a prazo cresceram um pouco menos, 10,9%. A diferença ocorre, segundo a ACSP, por conta da liberação do décimo terceiro salário neste mês. “Setenta e seis por cento das intenções de uso desse dinheiro vão para compra de roupas ou calçados e presentes, que são normalmente pagos à vista”, ressaltou a entidade.

 

Entretanto, de acordo com a associação, as medidas de restrição ao crédito adotadas pelo Banco Central no último dia 3 já podem estar surtindo efeito.

 

A estimativa é que o ano de 2010 feche com uma alta de 10,3% nas vendas a prazo e 8,1% à vista em comparação com o ano passado. A ACSP observa, no entanto, que a base de comparação com 2009 é fraca.

 

Mesmo assim, a ACSP prevê que 2010 será o melhor ano da década para o comércio. “O Natal de 2010 e o ano de 2010 serão os melhores da década para as vendas do varejo, como já havíamos previsto várias vezes nos últimos meses”, destacou o presidente da entidade, Alencar Burti.

 

Na comparação mês a mês, a primeira quinzena de dezembro registrou aumento nas vendas a prazo de 32,3% em relação aos primeiros quinze dias de novembro. As vendas à vista tiveram 42,6% de aumento no mesmo período de comparação.


Edição: João Carlos Rodrigues