Exército define estratégias de atuação no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro

10/12/2010 - 18h08

Cristiane Ribeiro

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - As estratégias de atuação do Exército no conjunto de favelas do Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro, ambas na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, foram traçadas hoje (10) em reunião no Comando Militar do Leste e serão apresentadas ao comando do Exército na próxima segunda-feira (13). A Força de Pacificação será comandada pelo general-de-brigada Fernando José Lavaquial, atual comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista e ex-comandante da Força de Paz no Haiti.

 

Hoje, os militares continuaram posicionados nas entradas das favelas do Complexo do Alemão e concluíram o reconhecimento da região. Segundo o major Luiz Fabiano de Carvalho, relações públicas do Exército, esta semana foram acertados os últimos detalhes para a atuação da Força, que deve começar na próxima semana.

 

”Estamos encerrando a fase de planejamento para iniciarmos a segunda etapa [de ocupação do Complexo do Alemão], mas o ambiente na região é de tranquilidade. A população nos aceitou muito bem”, disse o major.

 

Durante toda a manhã desta sexta-feira, a Polícia Civil fez uma operação na favela do Mandela, em Manguinhos, na zona norte da cidade, para apurar uma denúncia de que o traficante Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como FB, estava escondido na comunidade. Ele é apontado como chefe do tráfico na Vila Cruzeiro. FB não foi localizado, mas 11 pessoas foram detidas e os policiais apreenderam drogas, armas e munição.

 

Na localidade conhecida como Alvorada, no Complexo do Alemão, agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas apreenderam armas, munição e drogas. Segundo os policiais, o local foi descoberto após uma denúncia anônima. Na casa foram apreendidos 700 comprimidos de ecstasy, duas pistolas e um bloco de anotações sobre a movimentação financeira do tráfico de drogas. Não houve prisões.

 

Edição: João Carlos Rodrigues