Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Avaliação Ambiental Integrada (AAI) da Bacia do Rio Juruena será concluída ainda este mês, anunciou hoje (24) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A avaliação complementa os estudos de inventário do potencial energético da bacia, concluídos em fevereiro deste ano.
As conclusões da AAI serão divulgadas durante dois seminários públicos que serão realizados nas cidades de Cuiabá e Juína, em Mato Grosso, nos dias 1º e 3 de dezembro.
De acordo com a EPE, as alternativa hidroenergéticas da Bacia do Rio Jureuena são compostas por 13 aproveitamentos: cinco no Rio Juruena, quatro no Rio Juína, duas no Rio Papagaio, uma no Rio Arinos e mais uma no Rio dos Peixes. Elas totalizam uma potência instalada de aproximadamente 8.500 megawatts-hora (MWh), a um custo médio de R$ 99,17 MWh (preço de dezembro de 2008).
A EPE informou, ainda, que o desenvolvimento de todo o potencial da bacia envolve investimentos da ordem de R$ 40 bilhões.
A Bacia do Rio Juruema tem, segundo a empresa, uma área de aproximadamente 190 mil quilômetros quadrados, se destacando pela heterogeneidade de ambientes. “Isto se deve principalmente à ocorrência de dois biomas em sua área de drenagem (Cerrado e Floresta Amazônica), indicando a existência de grande diversidade de espécies”.
Edição: Aécio Amado