Lojistas cariocas esperam crescimento de 15% nas vendas de Natal deste ano

16/11/2010 - 10h10

Thais Leitão
Repórter do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - As vendas do comércio lojista na capital fluminense devem registrar um crescimento de 15% no Natal deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa, que representa o melhor resultado em dez anos, foi constatada por uma pesquisa divulgada hoje (16) pelo Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL). Ao todo, foram ouvidos 750 lojistas da cidade.

De acordo com o diretor do CDL, Aldo Gonçalves, o bom momento que a economia brasileira vive vai ajudar a impulsionar o setor neste fim de ano.

“Nossos índices têm sido bons, temos crescimento há dez meses consecutivos. A economia como um todo vem passando por um bom momento. Houve um ganho de poder aquisitivo, principalmente das classes C e D que são as que mais consomem atualmente, aumento do nível do emprego e expansão do crédito, o que garante o nosso otimismo em relação a essa época do ano”, explicou.

Ele acredita que o aquecimento vai ajudar o setor a recuperar as perdas em função da eliminação precoce da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e das eleições. “Esses dois eventos acabaram prejudicando parte do comércio, tirando do consumidor o foco das compras”, destacou.

Para enfrentar essa demanda elevada, segundo Gonçalves, os lojistas estão se preparando. Entre as medidas mais comuns estão a contratação de funcionários temporários, o investimento no treinamento das equipes, o aumento dos estoques, o lançamento de novos produtos e a ampliação da variedade de mercadorias.

É o caso do comerciante Luiz Barros, dono de uma loja de bijuterias no centro do Rio. Ele diz que está investindo nos estoques, para garantir a disponibilidade de mercadorias, e na decoração do espaço.

“Ainda não enfeitamos a loja, mas já estamos com tudo comprado. O cliente gosta de entrar e ver o clima natalino, uma árvore de Natal. Isso ajuda a lembrar os clientes que as festas estão chegando e que eles precisam comprar as lembranças dos parentes e dos amigos”, afirmou.

Os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de R$ 120. A forma de pagamento mais utilizada deve ser o cartão de crédito, seguido do cheque pré-datado, cartão à vista, dinheiro e a prazo.

Com a lista de quem presentear na mão, a publicitária Sibele Aquino diz que precisa se organizar com antecedência para dar conta de toda a família. Além dos pais, ela planeja comprar lembrancinhas para seus quatro irmãos e os quatro sobrinhos. Para garantir que todas as compras caibam no orçamento, ela fica de olho nas promoções.

“A minha família é muito grande e ainda tem aqueles amigos próximos, que também merecem ganhar uma lembrancinha. Então, todo ano faço a lista com antecedência para tentar evitar a confusão dos shoppings cheios e aproveitar bons preços”, disse.

Essa época de fim de ano também pode ser uma boa oportunidade para quem quer conseguir um emprego no setor, já que a pesquisa revela, ainda, que pelo menos 63% dos lojistas pretendem aproveitar os funcionários temporários e contratá-los após as festas.

 

Edição: Lílian Beraldo