Lula chega hoje a Seul para as reuniões do G20

11/11/2010 - 4h59

Renata Giraldi
Enviada Especial

Seul –  Depois de dois dias em Moçambique, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega hoje (11) a Seul, na Coreia do Sul. Pela última vez como presidente da República, Lula participa das reuniões da Cúpula da G20 (as maiores economias do mundo). O presidente estará acompanhado pela presidenta eleita Dilma Rousseff e pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Ele disse que as discussões no G20 devem ser dominadas pelas reações negativas à decisão do governo dos Estados Unidos de comprar US$ 600 bilhões em títulos do Tesouro na tentativa de estimular a economia norte-americana. Segundo Mantega, deve haver uma reforma no sistema financeiro mundial para que a economia não se baseie apenas no uso do dólar nas transações comerciais.

O ministro afirmou ainda que o ideal é definir uma nova ordem no sistema financeiro internacional a partir da multimoeda. Como alternativa, ele sugeriu as moedas yuan (da China), o euro (da União Europeia) e a libra esterlina (da Inglaterra).  

Para Mantega, é necessário que os países adotem soluções para sair da crise e evitar o agravamento da situação por que passam. Ele disse que as economias desenvolvidas devem adotar medidas de estímulo para o mercado interno, enquanto as demais nações devem fazer os ajustes fiscais.

Lula e Dilma participarão de cinco reuniões plenárias, o almoço e o jantar com os líderes políticos mundiais, como os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, além da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel.

Edição: Graça Adjuto