Angra 2 é desligada para reabastecimento

03/11/2010 - 12h10

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Operadora das usinas termonucleares no país, a Eletronuclear informou hoje (3) que a Usina Angra 2 foi desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN) para reabastecimento de um terço do combustível. A central nuclear, que está instalada em Angra dos Reis, no sul fluminense, voltará a operar em dezembro.

A parada já tinha sido programada com o Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão responsável pela coordenação da distribuição de energia pelo sistema elétrico nacional. O objetivo é que no período, a usina também passe por inspeções e manutenções regulares.

Durante o reabastecimento, além de técnicos da Eletronuclear, 1,4 mil especialistas em usinas nucleares do país e do exterior foram contratados para reforçar a equipe da estatal. Eles participarão de 3,5 mil tarefas programadas em Angra 2. Entre as mais importantes está a revisão de uma bomba de refrigeração do reator.

Os técnicos também farão a troca de anéis de selagem do gerador principal, a inspeção de válvulas da turbina, a troca de baterias de emergência e de um dos principais transformadores, além da inspeção do sistema de água e do serviço de emergência.

Edição: Graça Adjuto