Akemi Nitahara
Enviada Especial do Radiojornalismo
Florianópolis - Com o frio, as ruas de Florianópolis estão vazias hoje. O movimento na cidade se concentra perto dos locais de votação.
No maior colégio eleitoral da cidade, o Instituto Estadual de Educação, onde votam quase 8 mil pessoas, o movimento era tranquilo pela manhã, com poucas filas. A maior fila era para justificar a ausência.
No estado, 62 urnas apresentaram problemas e foram trocadas, das 17,4 mil utilizadas. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, metade das ocorrências foi por mal funcionamento. Outros problemas apresentados foram falha no terminal do mesário, erro na configuração de data e hora, falha na bateria e falha na impressão.
Pela manhã, oito pessoas foram presas, sete delas por boca de urna. Foram registradas outras quatro ocorrências de boca de urna e duas de propaganda irregular, mas sem prisão.
A central de atendimento ao eleitor já recebeu mais de 4 mil ligações. As principais dúvidas se referem a justificativa do voto e local de votação.
Com pouco mais de 4,5 milhões de eleitores, Santa Catarina é o décimo maior colégio eleitoral do país. Apenas o município de São João Batista está usando as urnas biométricas. A cidade tem 54 seções eleitorais e 16,9 mil eleitores. Essa é a segunda vez que o município utiliza o equipamento.
Edição: Lílian Beraldo