Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir, por volta das 15 horas, os últimos focos do incêndio que destruiu uma área de cerca de 3 mil metros quadrados da Favela Real Parque, no Morumbi, zona sul paulistana. O fogo teve início por volta das 10h. Segundo a Defesa Civil, apenas um rapaz se feriu ao cair de um telhado. Ele foi encaminhado a um hospital e o seu estado de saúde é estável.
O auxiliar de cabeleireiro Raoni dos Reis, que mora na comunidade, disse que o rapaz tentou conter o incêndio logo no princípio, mas que o fogo se alastrou após a explosão de um botijão de gás. A casa onde Reis vive teve a parte de baixo, onde mora a cunhada, destruída pelo fogo. “A minha casa não queimou, mas tá condenada, a parte de baixo queimou”. Os pais dele, que moravam em outra casa, perderam toda a mobília, “só tirou os [aparelhos] elétricos”.
O Corpo de Bombeiros informou, por meio da assessoria de imprensa, que 22 veículos e um helicóptero da Polícia Militar ajudaram a apagar o incêndio e a socorrer os moradores. Além disso, duas unidades médicas ficaram à disposição no atendimento às vítimas, principalmente as intoxicadas pela fumaça.
A Secretaria Municipal de Assistência Social está cadastrando as famílias para oferecer abrigo e distribuir cestas básicas, colchões e um kit com produtos de higiene e limpeza. Os dados são de que mil pessoas estão desabrigadas.
Edição: Aécio Amado