Detran realiza ações de conscientização sobre uso do cinto de segurança e de cadeirinhas no Rio

21/09/2010 - 13h04

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Jovens integrantes de projetos sociais desenvolvidos pelo governo do estado distribuíram hoje (21) cartilhas a condutores e pedestres e medalhas para motoristas responsáveis, que usavam cinto e transportavam crianças em equipamentos de segurança. Os jovens carregavam ainda placas com informações sobre a importância do cinto de segurança e da utilização de cadeirinhas e assentos de elevação para crianças de até 7 anos e meio. A ação foi batizada de Esquina Exemplar e ocorreu na esquina das avenidas Rio Branco com Presidente Vargas, as duas principais do centro do Rio. A atividade faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que teve início no dia 19 e segue até 26 de setembro.

A coordenadora de educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ), Janete Bloise, afirmou que o órgão ainda não tem um balanço sobre a aplicação de infrações a motoristas que não estejam cumprindo as determinações da Lei da Cadeirinha, que começou a ser fiscalizada no dia 1º de setembro.

“A nossa expectativa é que a população se conscientize da necessidade de todos os equipamentos e dispositivos de segurança. Estamos fazendo uma abordagem educativa na rua. Durante a semana estaremos diariamente nas ruas com o Esquina Exemplar solicitando que tanto passageiros quanto pedestres tenham comportamento adequado de respeito”, destacou.

Ainda de acordo com Janete, durante as atividades, foi constatado que os motoristas costumam ser mais imprudentes no fim de semana. Nesse período aumenta o número de condutores que dispensa o uso do cinto de segurança, de motociclistas sem capacete, de veículos que desrespeitam os semáforos e a faixa de pedestres.

A coordenadora também ressaltou a importância do uso da cadeirinha para salvar vidas. “Temos vários exemplos de crianças envolvidas em acidentes de trânsito que ficaram ilesas porque estavam bem transportadas numa cadeirinha. É importante que o responsável pelas crianças faça um investimento que perante o valor da vida de uma criança é irrisório. Estamos falando em salvar vidas”, afirmou Janete.

A coordenadora do Detran explicou que a legislação de trânsito é de competência do governo federal e que as regulamentações são feitas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo ela, a resolução que estabelece a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para o transporte de crianças em veículos é de 2008, e o Contran estabeleceu prazo para as campanhas educativas e para o início da fiscalização.

A aplicação da infração de R$ 191,54 é realizada pelos gestores das vias, que pode ser o governo municipal ou estadual. A expectativa é que, em uma segunda etapa, o Contran discipline o transporte de crianças em vans escolares e nos transportes coletivos.

Jacques Stelzer, 39 anos, proprietário de um Fiat Doblô, criticou a nova lei por não ser extensiva a coletivos. “Não acho certo porque táxi não tem, trem não tem, ônibus não tem, e quem tem 4 filhos não tem como levar, vai ter que comprar uma Sprinter para levar a família. Acho que a lei tem de ser para todo mundo, se não dá para cumprir com todos então está errado", afirmou.

Já a professora Silvia Carla Rodrigues de Oliveira, mãe de duas meninas de 8 e 5 anos, disse que o cinto de segurança é um equipamento imprescindível e que apoia a Lei da Cadeirinha. "Não dou a partida no carro sem colocar o cinto de segurança, porque ele realmente nos protege. Agora, faço o mesmo com as meninas em relação à cadeirinha e acho que os motoristas deveriam usar estes equipamentos."

Edição: Lílian Beraldo