Ministro afirma que acionamento de térmicas não encarece o preço da energia

16/08/2010 - 19h42

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse hoje (16) que o acionamento de energias termelétricas para evitar o risco de desabastecimento no período de seca não vai deixar a energia do país mais cara, porque isso já está  previsto no sistema brasileiro.

“É um procedimento normal. Quando a térmica entra no leilão, ela já vende uma parte da energia assegurada, só que ela só é despachada quando há necessidade, mas no planejamento nós contamos com ela”.

Segundo o ministro, as térmicas que estão sendo ativadas desde o fim do período chuvoso são usinas a gás, de custo menor. Ele garante que esse despacho é monitorado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e já estava previsto. “As térmicas não são feitas para decorar estradas, quando necessário, elas geram. Temos um sistema hidrotérmico, e isso quer dizer tudo”.
 


Edição: Rivadavia Severo