Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Ao fazer um balanço da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, elogiou hoje (3) a organização do encontro, mas cobrou da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) maior fortalecimento da diversidade cultural no mundo.
Ao todo, 21 sítios foram incluídos na lista de patrimônio mundial da humanidade – entre eles, a Praça São Francisco, no município de São Cristovão, em Sergipe. Com a inclusão, o Brasil passa a ter 18 sítios como patrimônios mundiais.
“No discurso de abertura, tratei do tema dizendo que não é possível que só 7% do total [de patrimônios da humanidade] sejam oriundos dos países árabes, e que a África quase não seja representada, além dos países da América Latina”, afirmou Juca.
Após participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro – produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços –, ele lembrou que quase a metade dos sítios tidos como patrimônios da humanidade estão localizados na Europa e nos Estados Unidos. “Há um desequilíbrio”, reforçou.
Sobre os investimentos da pasta para a Copa do Mundo de 2014, Juca afirmou que as prioridades são museus e outros atrativos culturais para visitação, além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.
“[O fato de] a imagem do Brasil [no exterior] ser de samba e futebol é muito bom, é uma imagem positiva. Já pensou se fosse de guerra, de invasão? Mas, evidentemente, diversificar essa imagem é positivo, porque temos uma das maiores diversidades culturais do mundo e as pessoas não conhecem”, concluiu.
Edição: Talita Cavalcante