Colômbia garante que não atacará a Venezuela

31/07/2010 - 14h07

Da Agência Brasil

Brasília – Para evitar um conflito ainda maior com a Venezuela, o governo da Colômbia divulgou hoje (31) um comunicado garantindo que não atacará o país vizinho. Os rumores sobre um possível conflito aumentaram após o envio de tropas venezuelanas para a fronteira entre os dois países.

“A Colômbia nunca pensou em atacar o povo irmão da República Bolivariana da Venezuela, como declarou o presidente daquele país, em um claro engano político à sua própria nação”, diz a mensagem divulgada no site do governo colombiano.

No comunicado, a Colômbia afirma que continuará insistindo na adoção de um instrumento que faça com que o governo da Venezuela cumpra a obrigação de não abrigar terroristas colombianos em seu território.

Ontem (30), o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou o envio de tropas para a fronteira com a Colômbia. Ele acusou o governo colombiano de ter invadido o espaço aéreo venezuelano e admitiu ter revisado planos de guerra para um eventual conflito.

No último dia 22, o governo da Colômbia apresentou, em uma sessão da Organização dos Estados Americanos (OEA), denúncia sobre a suposta existência de 87 acampamentos e de 1,5 mil guerrilheiros colombianos em território venezuelano. Após as acusações, Chávez anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o país.

Edição: Juliana Andrade