Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A partir do próximo domingo (1º), veículos de comunicação do país vão exibir uma campanha publicitária com objetivo de informar a população sobre o Censo 2010 e a importância de responder corretamente às perguntas dos recenseadores.
A campanha Você responde, o Brasil corresponde será exibida no mesmo dia em que começa a visita aos 58 milhões de domicílios do país, que serão recenseados até outubro. A divulgação dos dados está prevista para começar e novembro e se estenderá até 2011.
Por meio de licitação pública, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) selecionou a agência Youg & Rubicam para a elaborar a campanha. As peças para jornal, revista e televisão custaram R$ 30 milhões do orçamento de R$ 1,6 bilhão destinado para o censo.
De acordo com o IBGE, para identificar os recenseadores os entrevistados devem prestar atenção ao crachá, boné e a um pequeno computador de mão de cor azul. Em caso de dúvida, é possível confirmar a matrícula do recenseador pelo telefone: 0800 7218181.
Nesta edição do censo, o entrevistado pode responder as perguntas pela internet. A opção só estará disponível depois que o morador receber a visita do recenseador, que lhe passará os códigos de acesso ao questionário.
Além das campanhas publicitárias, para mobilizar a população, o IBGE conta com o auxílio das comissões censitárias estaduais e municipais, formadas por representantes do instituto, lideranças comunitárias e entidades representativas da sociedade civil.
Edição: Rivadavia Severo // Matéria alterada para correção de informação