Conab vai dobrar quantidade de milho a ser leiloado

20/07/2010 - 18h42

Danilo Macedo

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - O Ministério da Agricultura anunciou hoje (13) que dobrará a quantidade de milho negociada semanalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio de leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP). Com isso, o governo apoiará a comercialização de até 2 milhões de toneladas por operação, a partir da próxima semana.

 

Não será mais exigido o limite de aquisição de mil toneladas de milho por participante nos próximos leilões. O PEP é pago ao arrematante que se compromete a adquirir o produto por um preço mínimo, diretamente do produtor ou cooperativa, e transportá-lo até uma região estabelecidos pelo governo.

 

A Diretoria de Operações e Abastecimento da Conab informou que a ampliação do volume comercializado se deve ao resultado positivo dos leilões anteriores. Já foi apoiada a venda de 5,4 milhões de toneladas de milho, mas a meta do governo é chegar 12 milhões de toneladas.

 

As novas regras devem estar disponíveis no site da Conab a partir de quinta-feira (22). As operações são feitas por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) da Conab.

 

Edição: João Carlos Rodrigues