Temperaturas vão continuar baixas na Região Sul

14/07/2010 - 18h39

 

Lúcia Nórcio

Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba – A temperatura mais baixa no país nos últimos dez anos foi registrada na madrugada de hoje (14) no município de Urupema, na região serrana de Santa Catarina, informou o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do estado. O frio atingiu a marca de menos 7,8 graus Celsius (ºC).

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que reconhece como oficial apenas os dados colhidos nos locais onde há estações meteorológicas do órgão, registrou , segundo o meteorologista Flávio Varone, do 8º Distrito Meteorológico do Inmet , em Porto Alegre, a temperatura mais baixa deste inverno, menos 5,7 ºC, no município de General Carneiro, no sul do Paraná, também na madrugada de hoje.

 

“Nossa estação meteorológica de Urupema registrou oficialmente menos 7,8 ºC, o Inmet não tem essa informação porque não atua naquela área”, disse o meteorologista Marcelo Martins, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, para explicar a divergência.

 

Os dois institutos de meteorologia concordam, no entanto, na previsão para as próximas horas de que as condições são favoráveis à ocorrência de frio intenso, com temperaturas baixas, especialmente no horário da madrugada, em toda a Região Sul.

 

O frio intenso já era esperado, segundo Flávio Varone, do Inmet. “Choveu muito no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina nos últimos dias, assim que passa a frente fria o tempo fica mais seco e as temperaturas caem rapidamente”, disse.

 

 

Edição: Aécio Amado